Jundfibra | Conectividade para todos!

Tendências tecnológicas para 2023

A hiperconectividade nada mais é do que a constante conexão das pessoas com os dispositivos de internet, como smartphones e computadores. A principal tendência dos últimos anos é que essa conexão seja cada vez maior e ainda mais presente nos negócios. De acordo com a WGSN, haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, e 75% da população mundial acessando a internet. 

Mas, afinal, quais serão as principais tendências desse processo em 2023? Confira agora!

Segurança de informação 

  A batalha pela segurança de informações continua sendo uma questão para 2023 e cada vez mais é necessário estar atento às melhores maneiras de manter os dados da empresa, de seus clientes e funcionários sempre protegidos. 

  Uma das tendências de 2023 é o surgimento de mais plataformas de nuvem, que tenham recursos capazes de compor iniciativas de negócios digitais exclusivas e diferenciadas. 

Sustentabilidade 

  Os temas da sustentabilidade e proteção ambiental vêm sendo colocados cada vez mais em pauta nos últimos anos. A famosa sigla ESG (Governança ambiental, social e corporativa),possui a letra S como representante da palavra sustentabilidade, que deve estar cada vez mais em evidência  nas tendências tecnológicas para o próximo ano.

  Segundo os principais CEOs do mundo, mudanças ambientais e sociais são uma das principais prioridades quando se trata de investimento em tecnologia. A tendência é que em 2023 qualquer investimento considere questões como: impactos ao meio ambiente ou à sociedade e fatores que permeiam o tema da cibersegurança. 

Consolidação do trabalho híbrido 

  Após dois intensos anos de pandemia, o trabalho híbrido passou a ser uma alternativa eficiente para o mercado. Mesmo após a estabilidade no número de casos, esse formato de trabalho seguiu sendo utilizado pelas empresas, que perceberam suas vantagens. 

 Segundo uma pesquisa da Gallup, cerca de 53% dos colaboradores desejam uma cultura híbrida, enquanto 24% esperam trabalhar totalmente remoto, o que indica uma tendência na busca de flexibilidade e maior autonomia. Dessa forma, entre as principais tendências de 2023 devem estar o uso de ferramentas e políticas  que suportem o trabalho assíncrono e sejam capazes de automatizar processos, garantindo a segurança de dados e da infraestrutura das empresas. 

Me avise quando estiver disponível