Jundfibra | Conectividade para todos!

Quando e como surgiu a Internet?

A internet é algo tão presente na nossa vida que às vezes perdemos a noção do quanto ela evoluiu. Desde o seu surgimento até a internet Fibra Óptica que temos hoje, sua evolução foi cada vez mais rápida. Mas afinal, quando e como a internet que conhecemos surgiu?

É natural a gente entender a internet como aqueles pontinhos que ficam na parte superior do celular e que permitem a nossa comunicação em diversas plataformas presentes no que chamamos de “Mundo Digital”. Porém, no seu surgimento, a internet era entendida como uma rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos.

Pode não parecer, mas não faz muito tempo que a internet surgiu. Nos anos 60, durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos tinham a intenção de compartilhar entre si informações valiosas, sem que fossem destruídas por possíveis bombardeios inimigos. A alternativa que o país encontrou foi a ARPANET, uma rede capaz de transmitir informações através de estruturas que ficavam debaixo da terra.  

Esse foi o primeiro passo para a internet que conhecemos hoje, uma rede capaz de fazer essa troca de informações através de diversas estruturas: mecanismos de busca (www), e-mail, correio eletrônico, bate-papos online e inúmeras plataformas de mensagens instantâneas. 

Mais do que isso, hoje nos deparamos com a Fibra Óptica, que após anos de evolução permite essa conexão entre dispositivos de uma forma inimaginável. Por meio de cabos que transmitem internet através da luz, hoje a conexão da internet é muito mais veloz, estável e segura. 

Me avise quando estiver disponível