Jundfibra | Conectividade para todos!

Quais as vantagens e desvantagens da educação EAD?

  A educação a distância (EAD) é algo que se torna cada vez mais presente na sociedade, principalmente após a pandemia da Covid-19. Durante os dois anos de confinamento, o ensino a distância se tornou algo extremamente necessário, mas, mesmo após a estabilidade da pandemia, esse modelo permanece em muitas instituições. 

  Como uma metodologia em crescimento no mundo, e principalmente no Brasil, conhecer os benefícios e prejuízos da EAD é algo extremamente importante para os estudantes e tutores. 

Portanto, confira agora as principais vantagens e desvantagens desse modelo de estudo!

Vantagens da EAD:

1 – Flexibilidade de horários

  Uma das principais vantagens da EAD é a flexibilidade de horários que o modelo oferece aos alunos. Estudando em casa, os alunos não precisam se locomover e esse encurtamento de distâncias facilita muito na organização do tempo de estudo. Portanto, o ensino a distância possibilita uma grande flexibilidade de horários tanto para alunos como para professores. 

2 – Inclusão social

  Apesar de exigir o uso de plataformas digitais, o ensino remoto tem um grande papel social, já que é extremamente acessível. Como já citada, a flexibilidade de horários oferece mais possibilidades para os jovens que têm a necessidade de uma rotina de trabalho. Para deficientes físicos ou aqueles que têm dificuldade de locomoção, esse modelo de ensino apresenta um grande papel na inclusão social. 

  Por fim, vale lembrar da vantagem econômica que a EAD oferece. Por não necessitar de uma estrutura física, nem da presença de professores em um espaço presencial, o modelo apresenta um custo muito menor. 

Desvantagens da EAD: 

1 – Dificuldade de concentração

  Uma das maiores preocupações em relação a EAD é a dificuldade de concentração dos alunos estudando via internet. A gente sabe como a internet possui um leque gigante de possibilidades e isso é algo que pode tirar facilmente a concentração dos alunos. 

  Mesmo que possua grandes vantagens na educação, a internet ainda pode gerar muita distração, principalmente para os jovens que estão acostumados a usá-la. 

2 – Falta de contato presencial 

  Algo que também é muito questionado em relação a EAD é a falta de contato presencial entre alunos e professores. Segundo pesquisas, o ensino remoto traz grandes desvantagens às discussões e dúvidas apresentadas em sala de aula.

  Enquanto no ensino presencial o contato entre professor e aluno é claro e direto, a EAD tem um grande desafio em encontrar possibilidades para a melhora dessa relação. 

Me avise quando estiver disponível