Jundfibra | Conectividade para todos!

O que são E-Sports?

  O esporte é um universo que ultrapassa barreiras, contagiando o público de todas as idades e gostos, mas você sabia que ele está até mesmo no mundo digital? A convivência online é algo cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e como uma forma de se adaptar às novas tendências tecnológicas o esporte ultrapassou essa barreira. 

  Há alguns anos, o mundo dos games chama cada vez mais atenção, não apenas das pessoas, mas também das grandes marcas. Enxergando um grande potencial nesse universo, foi criada uma nova modalidade esportiva dentro do mundo dos games: o E-Sports.

  Mas, afinal, você sabe o que são E-Sports e como ele funciona? Entenda agora!

O que são E-Sports?

  De maneira simples, os E-Sports são competições de jogos eletrônicos que funcionam como esportes tradicionais, ou seja, um campeonato organizado a partir de regras, no qual as equipes disputam títulos e recebem premiações.

  Conhecidos como pro-players, os atletas profissionais dos E-Sports são jogadores de referência na internet e jogam diferentes jogos em diferentes plataformas. Sua influência chama a atenção do público e de muitas empresas, que patrocinam os grandes eventos dessa modalidade. 

  Hoje em dia, nos deparamos com eventos do E-Sport que reúnem milhares de espectadores e geram muito dinheiro aos organizadores e atletas. 

Como surgiram os E-Sports? 

  Mesmo com uma evolução recente, os E-Sports surgiram há muitos anos atrás. Na década de 70, na Universidade de Stanford, ocorreu a “Olimpíada Intergalática de Spacewar”, a primeira competição de esporte eletrônico. Uma década depois, a Atari desenvolveu o primeiro grande torneio de jogos eletrônicos, que contou com 10 mil participantes. 

  A partir dos anos 2000, os avanços tecnológicos impulsionaram os E-Sports, que se desenvolveram muito ao longo dos anos. Foi nesse período que surgiram as grandes competições que conhecemos hoje e, em 2010, já existiam mais de 150 delas. 

  Por fim, vale citar como o surgimento de plataformas de streaming influenciaram ainda mais no sucesso que o esporte tem hoje. Essas plataformas, que consistem na produção de gameplays ao vivo, deram muita visibilidade aos grandes players, que atraem os fãs de games  ao redor do mundo. Além disso, essas plataformas geram muita interação entre o público, que comenta ainda mais sobre o esporte. 

Me avise quando estiver disponível