Jundfibra | Conectividade para todos!

NFL: Como funciona o maior campeonato de futebol-americano do mundo?

  A NFL (National Football League), o campeonato de Futebol-Americano dos Estados Unidos, é conhecida como uma das maiores competições da história do esporte. Sendo a liga mais rica do mundo, a NFL tem uma estrutura muito sólida e organizada para lidar com grandes elencos e salários milionários.

Além de ser a principal atração dos EUA, a NFL já virou febre em diversos países da Europa e da América do Sul, inclusive no Brasil. Hoje, o futebol americano dos EUA fatura 16 bilhões de dólares por ano, e a tendência é que o valor aumente com a popularidade mundial. 

  Mas afinal, você sabe como a liga funciona? Para você que é fã de esporte, entenda agora como é organizado um dos maiores campeonatos do esporte mundial.

Quais são as regras do futebol-americano? 

  Cada equipe contém 11 jogadores, que tem como principal objetivo realizar o “touchdown”, ou seja, carregar a bola até a outra extremidade do campo sem que o adversário impeça. As equipes têm quatro chances de ataque, que começa no meio do campo onde a bola é recuada para o quarterback, o cérebro da equipe. 

  A cada ataque, as equipes devem avançar no mínimo dez jardas para continuar atacando e, caso não consigam, a bola é chutada em direção ao campo adversário para que ele comece um ataque mais para trás. Isso pode acontecer através do punt e do kick, mas você sabe a diferença entre cada um deles?

O punt é quando um jogador pega a bola na mão e a chuta no ar para o mais longe possível, já o kick é quando um jogador segura a bola contra o gramado, enquanto outro a chuta mirando no gol que fica no fim do campo adversário. Se a bola passa no meio das traves, é anotado um field goal, caso contrário o ataque adversário começa de onde a bola estava.

  Para quem não conhece bem as regras do futebol-americano, os fortes contatos físicos do jogo dão a impressão de que não existe falta. Porém, existem algumas regras a serem seguidas dentro de campo: O contato cabeça com cabeça ou puxar o adversário são considerados falta, por exemplo. 

  Por fim, vale citar como funciona o sistema de pontuações do jogo. Um touchdown equivale a seis pontos e dá direito a um novo mini touchdown, partindo de duas jardas antes do fim do campo, que vale dois pontos, ou então a um chute em direção ao field goal de quinze jardas, valendo um ponto. Para field goals realizados durante jogadas regulares, o valor é de três pontos.

Como é organizada a NFL?

  A NFL conta no total com 32 times, que são divididos entre duas grandes conferências: a Americana e a Nacional. Cada conferência é formada por quatro grupos de quatro times, que jogam entre si até que seja definido o campeão de cada grupo e os dois melhores segundos colocados. 

  A partir disso, se inicia a fase de mata-mata, na qual é definido o campeão de cada conferência, que se enfrentam na grande final da NFL. Conhecida como Super Bowl, a final da competição é um dos maiores eventos televisivos do mundo! 

Me avise quando estiver disponível